ROSARIO E MATEUS DE CASAMENTO MARCADO

A enfermeira zanga-se com Justina e exige-lhe que não se meta na sua vida depois de a mãe lhe contar que falou com Mateus e achar que não vale a pena casar com um homem que não a ama. Rosário diz que o casamento está marcado para daí a três semanas e que ela podia fazer as pazes com Maria de Jesus, pedindo-lhe desculpa e encomendando o bolo para a boda.

EDUARDO CEDE À CHANTAGEM DO IRMÃO

Sebastian recebe ordens de Eduardo para ir à Quinta do Paço. Nesse instante Emídio entra no escritório e dá de caras com o irmão que lhe aponta uma arma, pronto para se vingar da traição sofrida.
Mas Emídio diz a Eduardo que se lhe acontecer alguma coisa, pessoas da sua confiança divulgarão os crimes que implicam os dois, conduzindo Eduardo à prisão. Este cede mas prepara com Sebastian a eliminação de Emídio, Marta e Mercecles. Por seu lado Emidio e Marta querem também eliminar Eduardo.

LUÍSA NÃO CEDE AOS INIMIGOS

Rogério e Sara convencem Luísa a voltar para o escritório como forma de demonstrar a Eduardo e Emídio que não os teme. Este ferve de raiva quando a encontra no gabinete e quase não resiste a agredi-la de novo, sendo travado por Marta, que a sós o critica pela falta de frieza que evidenciou. Depois, Eduardo ameaça e tenta chantajar a ex-mulher, exigindo que lhe entregue a sua quota no escritório a troco de a deixar viva e ao filho que espera. Luísa fica apavorada mas reage dizendo que vai contar tudo a Vera.

Cenas EXTRA

GERALDO começa a recolher na vila as assinaturas necessárias para se candidatar à presidência da câmara.
VÍTOR sai do lar, depois de Suzete viajar para Angola e acaba por ser contratado à experiência no café Pão Quente para substituir Edmundo como empregado de mesa.
VERA fica a saber que Rodrigo e Vitória se entendem perfeitamente, mas não desanima, pois recebe uma mensagem de Daniel, insistindo para que almocem juntos.

VERA ENVOLVE-SE COM DANIEL

Num dos dias em que leva o filho ao treino de hóquei em patins com António (Filipe Gaidão), Vera decide distrair-se um pouco dando um passeio no parque junto ao pavilhão.
Algum tempo depois senta-se num banco de jardim. Daniel (Pedro Laginha estreia-se neste episódio) joga futebol com o filho e a bola vai bater nos pés de Vera. O pai da criança apressa-se a pedir desculpa à advogada e aí começa uma nova relaçào para a mãe de JoAo. Os dois conversam animadamente e descobrem que são divorciados. Daniel é dentista e fica combinada uma consulta para João. O que é um excelente pretexto para se voltarem a ver.
Mais tarde, Daniel convida Vera para jantar e, ao fim da noite, quando regressam a casa dela, os dois trocam o primeiro beijo.

Mercedes mata Henrique

Mercedes mata HenriqueComo se previa, a situação de Henrique vai complicar-se... irreversivelmente. Apesar de ter que obedecer a Eduardo, Mercedes tem os seus próprios pianos e, na sequência dos mesmos, a espanhola toma as suas decisões. Assim, na Quinta do Paço, Miercedes engana Joana, entregando-lhe uma carta do tribunal em que Henrique, aparentemente, pede o divórcio.
Joana fica chocada e sem hesitar vai confrontá-lo. 


Ele mostra-se confuso com a situação. Mercedes, temendo que a cunhada deite tudo a perder, expulsa-a do escritório acusando-a de estar a perturbar Henrique. Nesse instante, o patriarca dos Alvares, estimulado pela discussão entre as duas mulheres, lembra-se que foi Mercedes a responsável pelo rapto de João e foi ela que lhe extorquiu as acções da sociedade agrícola. A espanhola, já a sós com Henrique, raciocina rapidamente e, como não pode permitir que ele revele os factos, mata-o com um tiro na cabeça, simulando um suicídio que ela própria já havia planeado para se prevenir.

Os momentos que se seguem na Quinta do Paço são de pânico e profunda consternação com a espanhola a encenar um desgosto que obviamente não sente.

HENRIQUE RECUPERA A MEMÓRIA

Joana faz com que Henrique se lembre quando ambos revelaram que Geraldo foi por ele perfilhado apesar de serem irmãos. Henrique manda chamá-lo. Mercedes fica petrificada ao ver que Henrique está a recuperar a memória. Geraldo emociona-se por Henrique se recordar de se ter reconciliado com ele e aproveita para lhe pedir que deixe Mercedes. O irmão recusa, dizendo que a cunhada é o amor da sua vida e não ama Joana.

LUÍSA QUER ENTREGAR-SE À POLÍCIA

A advogada pensa em se entregar às autoridades e é apoiada por Cláudia, Sara e Rogério. Este garante que será Vera a defendê-la. Mais tarde, Luísa diz a Vicente que vai entregar-se perguntando se ele fará o mesmo. Rogério diz ao porteiro que para além do crime de extorsão

e chantagem contra Luísa, será acusado da autoria material do homicídio contra Eduardo. Vicente fica sem pinga de sangue e pede ajuda a Emídio. Este, furioso, diz ao porteiro que está por sua conta. Sai e agride Luísa, impedindo-a de sair de casa.

 

VERA CONHECE DANIEL

Enquanto João está a treinar hóquei em patins com António e Júlio na assistência, Vera vai passear e senta-se num banco de jardim. Ali perto Daniel joga à bola com o filho, que rola na direcção de Vera. Daniel pede-lhe desculpa e há uma empatia imediata. Ambos se apresentam e ficam a saber que são divorciados e, a pretexto de João precisar de ir ao dentista, combinam que será Daniel a dar a consulta. Este brinca com a condição de advogada de Vera, que não oculta um sorriso que cativando-o cada vez mais.

CENAS EXTRA

NUNO diz a Cláudia no centro de saúde, que os exames de Inês mostram que o cancro regrediu e agradece à colega todo apoio.

VITÓRIA conversa com Rodrigo e confessa-lhe que ainda tem medo de o perder para Vera, embora estejam bem nesta altura.

MERCEDES recua nas suas intenções e vai a casa de Alexandra e Gabriel para lhes garantir que afinal já serão despedidos.

INÊS está animada para cumprir o último tratamento de quimioterapia contra o cancro

Luísa agredida

Após ter sido enganado por Vitória, Emídio regressa a casa sem paciência para as meiguices de Luisa que é atirada ao chão e só não é agredida
porque Cláudia entra na sala. Luísa disfarça a situação dizendo à sobrinha que tropeçou. Mais tarde, Rogério e Sara deixam Luisa estupefacta ao contar-lhe que Emídio é irmão de Eduardo. Quando Luísa confronta Emídio, este reage e faz chantagem ameaçando-a de a privar do filho, mostrando-lhe o vídeo em que ela confessa que matou Eduardo.

VITÓRIA EM RISCO DE VIDA

Apesar de se manter unido com Eduardo pelos mesmos objectivos, Emídio não esquece a sua vingança pessoal contra Vitória pelo facto de ela jão ter ludibriado e afrontado diversas vezes.
Assim, o vilão rapta-a e mantém-na em cativeiro a pão e água. Entretanto, todos ficam a pensar que ela regressou a Espanha, já que deixou escrita uma carta onde se despede de todos.
Porém, essa carta foi, como é óbvio uma artimanha de Emídio para prosseguir com o seu plano.

EDMUNDO ENGANADO

O empregado do Pão Quente entra ofegante no café, após bons momentos passados com Domingas e diz que está a pensar ir para a Suíça, trabalhar numa pastelaria da sedutora.Toninho e Maria de Jesus espantam-se com a revelação do Casanova das Lezírias.
Mais tarde, Edmundo, decidido, despede-se dos patrões, que não disfarçam a tristeza. No dia seguinte, Hélder vai ao Pão Quente de jornal na mão e conta ao casal que Edmundo foi enganado por Domingas, que é afinal um transsexual que angaria mão-de-obra barata para trabalhar em obras na Suíça.

MÃE DE SÓNIA PEDE DESCULPA A CLÁU DIA

No centro de saúde, alguns pacientes recusam ser observados por
Cláudia, que ali chegara acompanhada pela namorada, cuja presença não ajuda. Os doentes saem dizendo que preferem consultas noutra freguesia. Sónia, furiosa, recrimina a mãe. Esta acusa o toque e a conselho de Mateus vai pedir desculpa a Cláudia. Contrariada, Maria de Jesus pede aos doentes que aceitem voltar à consulta.

Luisa ameaçada pelo namorado

Após ter sido enganado por Vitória, Emídio regressa a casa sem paciência para as meiquices de Luisa que ao i[n, iç-lo é atirada ao chão e só não é agredida
porque Cláudia entra na sala. Luísa disfarça a situação dizendo à sobrinha que tropeçou. Mais tarde, Rogério e Sara deixam Luisa estupefacta ao contar-lhe que Emídio é irmão de Eduardo. Quando Luísa confronta Emídio, este reage e faz chantagem ameaçando-a de a privar do filho, mostrando-lhe o vídeo em que ela confessa que matou Eduardo.

MARIA BOTELHO MONIZ sobre a perda de cabelo na novela

“E chocante ver-me sem CABELO”
Apesar da riqueza e intensidade desta personagem, “não me fizeram a proposta de rapar o cabelo para o papel. Foi falado vagamente mas optou-se por não o fazermos porque esta história tem muitos flashbacks e poderia ser necessário filmar cenas da vida daquela família no passado e eu teria que ter o meu cabelo. Por isso optou-se por escondê-lo mas se tivesse que ser... talvez”, refere a actriz que destaca o trabalho de caracterização. “Quando acabam e me olho ao espelho é chocante ver o resultado e espero que essa imagem seja bem recebida pelos telespectadores. É estranho de repente ver-me sem cabelo nem sobrancelhas”, confessa Maria, que preparou a família mostrando
fotografias para que o choque não fosse muito grande “mas ficaram na mesma porque a caracterização está excelente. Dou os meus parabéns à SP. E espero que através desta personagem, sendo ela jovem e cheia de força, possa passar uma imagem positiva da doença porque as pessoas quando ouvem a palavra cancro vão-se abaixo e a Inês reage precisamente ao contrário.”
Para preparar o papel, Marin Botelho falou com “médicos e pessoas que sofreram de vários tipos de cancro e ainda com uma rapariga da minha idade que passou por um linfoma, que é do que sofre a minha personagem.”

NASCIDA PARA SOFRER


Quase que podia dizer-se que Inês nasceu para sofrer. Passou por uma gravidez precoce e depois por um aborto. Sofreu com a morte do namorado e soube que este tinha relacionamentos homossexual. Agora lida com o preconceito dos pais que não a deixam casar com Raimundo por este ser deficiente e, por último, a doença que pode ser mortal. Inês merecia ser feliz e Maria torce por ela. “O que me dizem é que possivelmente vai curar-se.”

HENRIQUE PRESSIONADO POR TODOS

O irmão de Catarina tenta fazer com que Henrique se recorde que, antes do acidente, estava contra e não a favor de Mercedes, mas
a habilidade da tia para aproveitar a amnésia de Henrique continua a ser eficaz e Gera Ido é expulso do escritório pelo pai. Vera também pressiona Henrique recordando-lhe que é sua advogada e que por isso tem de perceber qual a razão da venda das acções da quinta à cunhada.

JOÃO QUER FAZER AS PAZES COM O PAI

O filho de Rodrigo não consegue adormecer por sentir saudades do pai. Vera percebe a angústia do filho e tenta que ele compreenda que o facto de os pais não estarem juntos não significa que ele hostilize Rodrigo.
João acaba por cair em si e concorda que não se portou bem com o pai e pede a Vera que o leve de volta à quinta para estar com ele. A mãe concorda. Entretanto, a tristeza de Rodrigo é grande por sentir a falta de João, mas é atenuada com o regresso de Vitória. Os dois voltam a beijar-se apaixonadamente.

Cenas EXTRA

LUÍSA comemora a sua gravidez com Sónia e Cláudia, mas a aleg ria da festa fica atenuada quando a advogada volta a ser vítima da chantagem de Vicente.
MARTA
elogia Emídio pelas piores razões, dizendo que ele se revelou melhor do que o Eduardo Morais nos jogos de poder.
ROGÉRIO
visita Vítor e Suzete que estão amuados pela ausência prolongada do filho. Mas ao chegar ao lar, o advogado tem que sair de imediato para seguir Laura.

Politica de privacidade

Voltar ao inicio