EMÍDIO E MARTA ALIAM-SE

O advogado lembra Marta que Luísa tem que ir presa e recomenda-lhe que não faça insinuações sobre Eduardo.
Marta diz que devem aliar-se para o derrubar afirmando ter provas que o podem atirar para a cadeia. Ela mostra um vídeo onde o vilão suborna uma vftima do P5 para ganhar o processo a favor do laboratório. Emídio quer associar-se a Marta mas esta pretende que os dois casem. Ele concorda que a ideia de ficar com a herdade em vez de Eduardo é magnífica e os dois beijam-se, selando a aliança.

VITÓRIA DESANIMA

Após saberem de muitas falcatruas de Eduardo e Mercedes, Vera e Rodrigo percebem
que enquanto lutavam por João, estavam a ser manipulados. O casal despede-se
com intensidade no olhar. Entretanto, Máquina tenta animar Vitória que está triste na margem do rio, emprestando-lhe a cana com que está a pescar.
Quando o peixe morde o anzol, o sem-abrigo, sem se aperceber do estrago que faz, deixa escapar que ela e Rodrigo já têm jantar. Vitória volta a ficar triste. Máquina anima-a dizendo-lhe que ela tem tanto jeito para a pesca como o pai Gonçalo tinha e insiste para que leve o peixe.

Cenas EXTRA novela

NUNO, farto das disputas familiares, propõe a Rosário irem viver para a Beira Alta, depois do casamento.
LUÍSA
pede a Rogério que a ajude a tomar conta do escritório de advogados caso não seja condenada.
GERALDO
faz um discurso inflamado na conferência de imprensa e deixa Sara tão entusiasmada que ela não resiste a beijá-lo na boca.
GABRIEL
fica feliz com tantos empregados novos e beija Alexandra dizendo que agora ela vai poder dedicar-se à medicina.

MERCEDES FOGE

A espanhola discute com Joana e esta dá-lhe uma bofetada portudoo que ela fez contra os Álvares. Mais tarde, Eduardo faz uma última ameaça a Mercedes e esta cede-lhe as acções. Caída em desgraça, e com o estatuto de arguida, ela prepara a fuga. Eduardo passa um cheque a Sebastian para pagar a sua lealdade. Os dois bebem champanhe até que o espanhol fica ébrio. Depois, Eduardo faz um telefonema, dando ordem para que publiquem uma notícia. Na manhã seguinte, no jornal aparecem Mercedes e Sebastian como raptores de João e ela associada ao assassínio de Henrique

DANIEL E VITÓRIA TRAÍDOS POR VERA E RODRIGO

Mercedes insinua que Vera corresponde à paixão de Eduardo. Rodrigo defende a ex-mulher que entretanto escuta com emoção o que ele diz. O que ouviu e a saudade reprimida levam a que Vera e Rodrigo se beijem e façam amor. Depois, ambos ficam confusos mas reconhecem que ainda se amam. Apesar de terem consciência que ainda não se esqueceram, decidem afastar-se e dar uma oportunidade àqueles que os amam, contando a Vitória e Daniel tudo o que se passou. Vera consegue que Daniel aceite passar em casa dela para conversarem, enquanto que Rodrigo confessa a Vitória que a traiu com Vera e, apesar de reconhecer o erro e de prometer amor eterno, não
consegue obter o seu perdão.
Vitória recrimina-o e diz-lhe que ele matou o que de melhor ela tinha dele. Daniel também não é meigo com Vera e diz-lhe que está tudo acabado, pois nunca conseguiu entrar na vida de Vera. Daniel diz-lhe que deve continuar com Rodrigo, não conseguindo conviver com o facto de ter sido traído.

Cenas EXTRA Podia acabar o mundo

JUSTINA, contrariada, é obrigada a incluir Sónia como acompanhante de Cláudia no casamento de Rosário e Nuno.


ROGÉRIO diz a Vítor que Máquina não ajuda a que se descubram os documentos que provem a sua identidade.


RUI, Catarina e Vera estão perto da verdade ao pensarem que Mercedes e Eduardo foram cúmplices e zangaram-se.

DANIEL ÉAMEAÇADO

Silveira visita Daniel e mostra-lhe uma fotografia do filho, obrigando-o a ir falar com Eduardo. Este ameaça fazer mal ao filho do dentista, se este for ao jantar com Vera e não sair da vida dela. Como prova do que diz agita a fotografia da criança. Daniel fica em pânico.

Mais tarde, Vera está preocupada, pois Daniel não chega nem justifica o atraso. Ao ligar-lhe, vê que Daniel lhe enviou uma mensagem lamentando não irao jantar. Vera não se conforma e telefona, mas Daniel recusa a chamada. Catarina diz a Vera que Eduardo pode estar a ameaçar Daniel.

MÁQUINA SURPREENDE SARA COM HÉLDER

Sara chega atrasada à sessão fotográfica da campanha, mas não perde tempo e beija Gera Ido na boca, colocando-se em poses de primeira dama. Hélder, ciumento, quer intervir mas é travado por Tonino. Mais tarde, Máquina apanha Sara e Hélder aos beijos no campo e tira fotografias.

Sara persegue-o, mas Hélder sossega-a, dizendo que ele tira fotografias sem rolo. Hélder entra todo amarrotado no Pão Quente e fica aflito quando

Máquina diz que ele esteve com uma namorada. Todos desconfiam e Tonino aconselha Hélder a certificar-se que Máquina tirou fotografias sem rolo. Hélder engana Máquina, fazendo com que ele se afaste para salvar um gato, e confirma que a máquina fotográfica que deixou esquecida não tem rolo. Quando regressa, Máquina protesta com Hélder sentindo que este lhe pregou uma partida. O rapaz pede desculpa e vai-se embora, não vendo que Máquina tem um rolo no bolso.

Cenas EXTRA novela

INÊS
está desgostosa, pois tem de ser internada para novo tratamento contra o cancro. Raimundo, Joana e Alexandra dão-lhe força para continuar.
JUSTINA, venenosa como sempre, conta a Geraldo que corre a notícia de que Hélder tem uma namorada.
CLÁUDIA
fica aborrecida porque Sónia decidiu dormir de novo em casa dos pais para acompanhar e estudar o comportamento de Máquina.
NAZARÉ
é autopsiada e o
resultado revela ingestão de álcool e drogas. Segue-se a perícia ao carro.

Eduardo morre às mãos da mãe


As gravações de Podia Acabar o Mundo já chegaram ao fim. A novela que a SP produziu para a SIC termina no 1 76.° episódio e as cenas finais deram muito trabalho aos actores. A penúltima, talvez a mais importante do derradeiro episódio é a morte de Eduardo.
A cena - gravada no pátio da Quinta dos Plátanos, perto de Alenquer, local onde decorreram todas as cenas exteriores do cenário da Quinta do Paço - demorou três horas a gravar e nela intervêm Virgílio Castelo, Diogo Morgado Nesta fase da história, e como seria previsível, Eduardo (Virgílio Castelo) encontra-se fugido da justiça, tendo escapado mais uma vez para Espanha, facto que deita por terra o seu propósito de usurpar todos os bens da família Álvares e os da ex-mulher. Mas o vilão nunca perde de vista o seu objectivo principal, ou seja, vingar-se de Rodrigo e Vera.
gado, Cláudia Vieira, Joana Seixas, Lurdes Norberto e Afonso Lopes.

A coragem de Laura

Para consumar a vingança, o advogado regressa a Portugal, mas não desconfia que Laura, a mãe, controla todos os seus passos desde que ele entra no país.
Na Quinta do Paço reina a alegria, pois comemora-se mais um aniversário do pequeno João, que recebe como prenda dos pais um cavalo, O menino sai de casa para ir ver o animal. Rodrigo e Vera, abraçados, vêm logo atrás.

Ao sair do pátio da casa, João é agarrado por Eduardo, que surge de repente e lhe aponta uma pistola à cabeça. 

Os pais do rapaz, completamente surpreendidos, ficam em pânico. O advogado, cheio de ódio questiona Vera sobre quem deverá matar primeiro, se o pai ou o filho. Rodrigo abre os braços e pede-lhe que liberte o filho e que o mate a ele. 


Eduardo delira com a situação e chama-lhe herói mas não liberta o menino. Subitamente surge Vitória, com uma arma na mão e ordenando ao vilão que deixe a criança. Este acaba por fazê-lo e aponta para Rodrigo. Vitória diz-lhe que não tem coragem para disparar contra Eduardo. Nesse mesmo instante ouve-se a voz de Laura:
“Mas tenho eu”. 

A mãe de Eduardo entra em cena, igualmente de arma na mão que mantém apontada ao filho. Eduardo, completamente apanhado de surpresa, pergunta à mãe como é que ela sabia que ele ali estava e diz-lhe ainda para largar a arma, pois além de nunca se ter dado muito bem com elas, não seria capaz de disparar sobre o filho. Mal o diz, Eduardo é atingido com um tiro disparado por Laura. Vacilando, ele diz: “Já venci a morte uma vez. Já venci Deus. 


Posso vencer novamente.” Eduardo vai para pegar na arma, que entretanto lhe caíra das mãos e Laura não hesita, disparando novamente e acertando-lhe no coração. Eduardo, estendido no chão e a esvair-se em sangue, antes do último suspiro, diz: “Obrigado mãe.” A família Álvares pode finalmente ficar em paz.

VERA E RODRIGO JUNTOS

A avaliar pela penúltima cena das gravações, no fim, Rodrigo fica com Vera, dando assim uma alegria a João, que desde o início deseja que os pais se juntem novamente. Quanto a vitória, mistério! Chegou a pensar-se que ela poderia ser uma vilã encapotada que se revelaria no fim, mas essa não é uma hipótese. Resta esperar pela última cena, pois há uma surpresa para os telespectadores.

Eduardo ameaça Daniel de Morte

Eduardo ameaça Daniel de Morte
No seu gabinete, Eduardo lembra a Natália que confirme a consulta com Daniel.
Vera confessa a Catarina que não desgostou da investida de Rodrigo, mas ao mesmo tempo
que é Daniel o homem com quem mais se identifica.


Acompanhado de Silveira, Eduardo vai ao consultório de Daniel e suborna Tânia para passar à frente dos outros pacientes no dentista e assim ser atendido mais depressa. Tânia garante-lhe que vai ser recebido por Daniel logo que este termine a consulta que está a decorrer. Momentos depois, com a ajuda violenta de Silveira, Eduardo ameaça o dentista, exigindo-lhe que fique longe de Vera e ameaçando-o de morte.

Mais tarde, Vera liga a Daniel e estranha que ele não atenda o telefone. Vera vai tentando, em vão, ao longo da tarde e fica cada vez mais preocupada. A advogada diz a Catarina que vai falar com ele ao consultório. Aqui chegada, Vera pede a Tânia para falar com Daniel mas este recusa recebê-la. Eduardo é disso informado por Sebastian e diz que já ganhou o dia, ficando ainda a saber que Mercedes é cada vez mais odiada pela população que a brindou com uma chuva de ovos.
João repara na tristeza de Vera e sente-se culpado por rejeitar a sua relação com Daniel. Vera diz ao filho que a culpa não é sua, correspondendo ao abraço que ele lhe dá. Depois, em conversa com António, percebe que Eduardo pode ter ameaçado Daniel e decide tirar a história a limpo. Vera confronta Eduardo e percebe que é ele o responsável pelo silêncio de Daniel. A advogada deixa o gabinete de Eduardo prometendo enterrá-lo na lama no julgamento de Luísa.

SARA E HÉLDER ENVOLVEM-SE

Em conversa com Luisa, Sara conta-lhe sobre a noitada que teve com Hélder. Luísa ouve e acha piada ao duplo papel de Sara, noiva do candidato e amante do seu braço
direito. Mais tarde, Sara quer reencontrar Hélder e sugere que ele a desvie antes de irem à Quinta do Paço, ao jantar de Gera Ido. Hélder fica excitado e surpreende-a. Quando chegam à quinta, beija-a e os dois fazem amor. Geraldo fica desesperado pelo atraso dos dois.

Politica de privacidade

Voltar ao inicio